segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A leishmaniose canina


portugalA leishmaniose canina é uma doença grave e frequente, embora pouco conhecida pelos donos dos cães.

Nos países da área mediterrânea, como Espanha, Itália ou Portugal, a infestação por Phlebotomus spp. é um grave problema. Estes insectos transmitem doenças como a leishmaniose, que pode ser fatal para os cães.
Em Portugal, considera-se que quase todo o território continental é endémico de Leishmaniose canina. Existem, no entanto algumas regiões onde o risco de infecção é maior e noutras onde o risco de infecção é menor. Estudos efectuados em Portugal, revelam que as regiões mais afectadas são a região metropolitana de Lisboa e Setúbal, a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Beira Interior, grande parte do Alto e Baixo Alentejo e o Algarve (ver mapa).
O facto de um cão viver numa região onde o risco de infecção é mais reduzido, não implica que esteja mais seguro, pois basta que, durante as férias ou um fim-de-semana, se desloque para as regiões mais afectadas, que constituem grande parte do território Continental, para ficar exposto a um risco de infecção maior.
Adicionalmente, os estudos efectuados demonstram um aumento da Leishmaniose Canina em Portugal nos últimos anos. Nalgumas regiões a Leishmaniose aumentou mais de 100%, no período de menos de 10 anos, e outras regiões, onde anteriormente o risco de infecção era reduzido, passaram a apresentar um risco significativamente maior.



Sem comentários:

Enviar um comentário